Notícias

VIVENDO NOSSOS VALORES NA PRÁTICA ATRAVÉS DA ARTE.

Dezesseis jovens que participam das atividades da UP puderam participar de um workshop de artes visuais e performáticas.

O evento, facilitado pela New Wave Jamaica e coordenado pela Luta pela Paz consistiu em atividades coordenadas de artes visuais, teatro e dança e deu origem à pintura de um grande mural para a comunidade. As sessões com as crianças e jovens foram grandes oportunidades para a comunidade de Denham Town explorar estas formas de arte e para os muralistas conhecerem os participantes e começarem o processo de imaginar as idéias para o grande mural comunitário.

Costurando todas estas sessões das mais variadas artes, havia um mesmo tema em comum: a paz. Durante as sessões de artes visuais, os participantes desenharam a si mesmos em um local tranquilo e acolhedor enquanto também criavam interpretações desenhadas de ditos populares. Mesmo que muitas e muitos tenham se afastado um pouco da proposta inicial, ficou claro que o Denham Town Community Centre (Centro Comunitário da comunidade de Denham Town) se transformou também em um espaço seguro e de paz para todas e todos.

Mesmo fora das telas, os participantes demonstraram um grande número dos Valores da Luta pela Paz, incluindo Solidariedade (ao trabalhar e encorajar uns aos outros a continuarem trabalhando), Campeão (reconhecendo os trabalhos de todas e todos e promovendo o espaço necessário para que cada pessoa pudesse apresentar o seu trabalho) e Abraço (tendo certeza que todas e todos pudessem ter acesso aos materiais necessários para confeccionarem as suas obras). Os participantes mostraram ainda grande perseverança e tolerência, se recusando a desistir e aprendendo seus erros e trabalhando com eles.  

Nas sessões de teatro, puderam ver na prática o que é o trabalho em grupo. O facilitador apresentou os princípios norteadores de uma boa comunicação e técnicas de resoluções de conflitos, tais como a escuta ativa e o respeito às perspectivas alheias.

As crianças e jovens que puderam participar deram apoio uns aos outros em momentos de timidez e a energia deste momento culminou em uma grande dança ao final, que acabou envolvendo inclusive os facilitadores, os coordenadores e os participantes de outras atividades. Uma grande festa!

“De início, achei que eu me divertiria mas não sabia que me divertiria tanto que gostaria fazer tudo outra vez! Mostrei a minha pintura para a minha mãe e ela disse que ia pendurar na parede lá da nossa casa.” disse uma das participantes. “Eu não esperava mesmo me divertir e aprender tanto o quanto eu aprendi, tudo ao mesmo tempo. Eu não tenho muita facilidade para trabalhar em grupo, mas foi tudo tão bom e tão fácil que eu comecei a repensar o que eu acho sobre trabalhos em grupo. Também não sabia que eu podia pintar! Me senti muito bem com tudo isso” – acrescentou outro participante

Já pensando em nossas futuras colaborações à comunidade, a Luta pela Paz gostaria de agradecer imensamente à New Wave Jamaica e à Do Good Jamaica por tornar esse evento possível!

Você também vai se interessar por…