Notícias

Uma Aliança unida contra o COVID-19

Conheça um pouco mais sobre o trabalho que estamos fazendo junto as organizações da Aliança Luta pela Paz para prevenção e combate ao novo coronavírus.

Nossa família global se estende por 25 países e atualmente inclui 118 parceiros locais trabalhando juntos como parte da Aliança Luta pela Paz. Essas organizações de base comunitária são treinadas na metodologia Luta pela Paz e fazem um trabalho inestimável de apoio aos jovens em suas comunidades. O COVID-19 forçou essas organizações a fazer grandes ajustes em seu trabalho; no entanto, destacou simultaneamente a enorme capacidade de inovação, compartilhamento de conhecimento e apoio de colegas desta comunidade global.

Os parceiros da Aliança responderam rapidamente à crise, usando seus canais de comunicação para manter suas comunidades informadas, lançar campanhas de prevenção e fornecer apoio prático. Essa resposta incluiu várias iniciativas criativas. Ryu Dan Dojo, em Trinidad e Tobago, e The Compound, no Reino Unido, por exemplo, estão usando música para informar suas comunidades e pedir ação.

Embora os serviços presenciais regulares tenham sido suspensos, muitas organizações estão oferecendo apoio prático em suas comunidades, incluindo a distribuição de produtos de higiene, itens de proteção e alimentos, e oferecendo suas instalações para hospedar aqueles que não têm casa. Entre esses esforços, uma menção especial à Skillshare Internacional no Botsuana, que tem prestado apoio a um campo de refugiados local.

Inovação é a palavra de ordem para a prestação contínua de serviços entre os parceiros da Aliança, e plataformas digitais, mídias sociais, aplicativos, vídeos gravados e espaços de jogos online estão sendo usados para garantir que os jovens possam continuar a participar de atividades esportivas e educacionais e, fundamentalmente, receber o apoio de que precisam neste momento incerto. A Academia Malala no México está treinando jovens para ministrar aulas de ginástica para outras pessoas em suas famílias, enquanto o PROSESC no Brasil fez uma parceria com as autoridades locais para incentivar os jovens a participarem de um concurso musical comunitário chamado The Voice em Casa.

Enquanto isso, o apoio oferecido pela Luta pela Paz aos parceiros da Aliança também se adaptou para poder continuar. Estamos realizando sessões individuais para fornecer suporte personalizado às organizações e reuniões online regulares para o compartilhamento de conhecimento. Essas reuniões se concentram em tópicos prioritários e se baseiam na vasta experiência e boas práticas contidas na comunidade da Aliança. Estamos produzindo e distribuindo diferentes ferramentas e recursos com base na própria estratégia de resposta a crises da Luta pela Paz e compartilhando todas as oportunidades de financiamento que surgem. E também estamos coletando e compartilhando respostas dos parceiros da Aliança ao COVID-19, para que todos possamos continuar aprendendo uns com os outros.

Os exemplos citados acima são apenas algumas das maravilhosas iniciativas realizadas pelos parceiros da Aliança da Luta pela Paz e a determinação de continuar a apoiar jovens e comunidades neste momento difícil é esmagadora. Isso deve continuar e, facilitando o trabalho conjunto e compartilhando as melhores práticas, a Luta pela Paz garantirá que as habilidades e o potencial da Aliança possam ter o melhor impacto neste momento.

Também estamos com a campanha Coragem Solidária arrecadando dinheiro para comprarmos água, itens de higiene e alimentos para famílias em situação de maior vulnerabilidade na Maré. Os desafios em comunidades para enfrentar a disseminação do vírus continuam e precisamos agir sobre isso. Você pode fazer parte desse movimento doando aqui.

Você também vai se interessar por…